O Consumo da Água Mineral e seus Benefícios

“Águas Minerais são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuem composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiam uma ação medicamentosa”.

(Artigo 1º. do Código das Águas Minerais)

A água é fundamental para a vida no planeta, e ingerir a quantidade suficiente a cada dia, é fundamental para a manutenção da saúde, limpando, lubrificando e dando condições para o bom funcionamento do nosso corpo.

É importante lembrar que a água tem zero caloria, portanto, não engorda; é um hidratante natural da pele; ajuda na desintoxicação do organismo, aliviando o trabalho dos rins e evitando assim a formação de pedras. A água faz com que os intestinos trabalhem melhor, e beber um ou dois copos de água em jejum, elimina toxinas e melhora a digestão.

Estudos comprovam que as pessoas que tomam de 8 a 10 copos de água por dia, possuem significantes alívios de dores nas costas e juntas.

A preocupação da maioria das pessoas com a qualidade da água da rede pública e ainda pela busca da saúde e bem-estar proporcionado pelos sais minerais naturais contidos na água mineral, fez o consumo deste produto crescer de forma significativa em diversos países do mundo.

Na Europa é o produto líquido mais vendido; nos Estados Unidos, onde os refrigerantes são a bebida mais popular, o consumo de água mineral aumentou 130% num período de 10 anos.
No Brasil, tornou-se um dos produtos alimentícios de maior demanda no mercado.
Muitas pessoas acham que a água não tem gosto, o que é um erro.

As quatro sensações degustativas da água são: doce, ácida, amarga e salgada. Hoje já existem profissionais especializados (como aqueles que degustam os vinhos), e é preciso ter papilas degustativas treinadas para conseguir perceber a diferença dos sabores presentes nos diversos tipos de água mineral.

Além do sabor diferenciado, a água mineral traz benefícios expressivos para o organismo, e o tipo de benefício depende da composição química (sais minerais) e físico-química (como radiotividade) do tipo de água.